AO VIVO

Imasul realiza audiência pública sobre nova fábrica de celulose em Bataguassu
Para participar da audiência pública, os interessados devem se inscrever
Bracell
Foto: reprodução

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul vai realizar no dia 29 de maio, às 19h, uma audiência pública para apresentar e discutir os impactos ambientais, sociais e econômicos da nova fábrica de celulose que deve ser implantada pela Bracell no município de Bataguassu. O evento acontecerá no Ginásio de Esportes do CEJA.

A audiência integra uma etapa obrigatória do processo de licenciamento ambiental do empreendimento e será aberta à participação da comunidade, autoridades locais, representantes da empresa e órgãos ambientais.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente, já protocolado no Imasul, a nova unidade da Bracell prevê um investimento total de R$16 bilhões, com prazo estimado de 38 meses para construção (3 anos).

A planta deve ser estrategicamente instalada a cerca de 9 km da zona urbana de Bataguassu, próxima à rodovia BR-267, e a 4 km do Rio Paraná, de onde será feita a captação de água para o processo industrial.

A Bracell utilizará aproximadamente 12 milhões de metros cúbicos de eucalipto por ano como matéria-prima para a produção de celulose nesse local. A área diretamente afetada pelo empreendimento soma 1.318 hectares, em sua maioria composta por pastagens já degradadas.

Segundo o RIMA, a fábrica contará com duas possíveis composições de produção: uma voltada exclusivamente à fabricação de celulose para papel; e outra que combina a produção de celulose para papel e celulose solúvel.

A operação da planta exigirá significativa captação de água do Rio Paraná, mas a empresa garante que 90% do volume utilizado será tratado e devolvido ao curso d’água, sem necessidade de construção de barragens.

Durante o pico das obras de implantação, estima-se que cerca de 12 mil trabalhadores sejam contratados. Na fase de operação, com a obra pronta, aproximadamente 2 mil profissionais deverão atuar na nova unidade.

Para acomodar a mão de obra oriunda de outras regiões, a empresa prevê a construção de dois alojamentos, cada um com capacidade para até 5 mil pessoas, divididos em módulos independentes com capacidade para 1.200 trabalhadores por módulo. Além disso, parte dos profissionais poderá ser hospedada na rede hoteleira local ou em imóveis do município.

Com a realização da audiência pública no dia 29 de maio, o Imasul busca garantir a transparência e participação social no processo de licenciamento, permitindo que a população tenha acesso às informações técnicas e possa manifestar dúvidas, sugestões ou preocupações sobre o empreendimento.

Para participar da audiência pública, os interessados devem se inscrever pelo link: https://forms.gle/aDy4PkrMYx2P7tf17.

fonte: Campo Grande News

MAIS LIDAS

Maio traz clima ameno para Bataguassu e região

Untitled

Bataguassu: homem condenado por abusar de menor é preso

14df918b43329d31f6508880cee4f6c9

Mulher é presa por tráfico e uso de adolescentes em Bataguassu

center_01052025_-_btg

Golpistas usam promessa de devolução de valores do INSS para enganar aposentados

Alerta de Golpe

Aumento para o bolso: Aneel ativou bandeira amarela e conta de luz fica mais cara

conta-de-luz-848x477

Veja também

Untitled

Maio traz clima ameno para Bataguassu e região

O mês de maio chega com temperaturas mais amenas e menos chuvas para Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Brasilândia e Anaurilândia, preparando a região para o inverno.
14df918b43329d31f6508880cee4f6c9

Bataguassu: homem condenado por abusar de menor é preso

A Polícia Civil prendeu em Bataguassu um homem condenado a 10 anos de prisão por estupro de vulnerável. Ele foi flagrado abusando de uma menina em 2019 e já havia sido investiga...
center_01052025_-_btg

Mulher é presa por tráfico e uso de adolescentes em Bataguassu

A Polícia Civil prendeu em flagrante uma mulher de 51 anos por tráfico de drogas e associação ao tráfico envolvendo menores em Bataguassu. Durante a ação no Bairro São Francisco...