Um homem de 65 anos, morador de Bataguassu, foi vítima de estelionato nesta segunda-feira (9), perdendo quase R$ 8 mil em transferências fraudulentas. O crime começou com uma ligação telefônica e se desenrolou com instruções para manipulação de aplicativos bancários.
A vítima, que não teve o nome divulgado, recebeu uma chamada de um número com DDD 67. A pessoa do outro lado da linha se identificou como "Carol", suposta atendente do banco Bradesco, e alegou que o idoso havia solicitado um cartão novo, mas que este havia sido enviado para o endereço errado e que havia dois telefones vinculados a ele.
Para supostamente resolver o problema e bloquear o suposto cartão, Carol instruiu o idoso a seguir uma série de comandos em seu aplicativo do banco, pedindo para que ele mudasse números de chaves e fornecesse códigos.
A farsa continuou quando a mulher pediu para que a vítima usasse outro celular para receber um QR Code. A esposa do idoso, de 64 anos, recebeu os códigos de um número com DDD 64, que o marido lia e informava para a golpista.
Horas depois, outra pessoa ligou para o idoso e pediu para que ele fosse a um caixa 24 horas. Foi nesse momento que a vítima desconfiou de que poderia estar sendo enganada. Rapidamente, ele entrou em contato com seu banco e conseguiu bloquear a conta e os cartões.
Na manhã de hoje, ao procurar o banco, o idoso descobriu que os golpistas já haviam feito duas transferências: uma no valor de R$ 4.000,00 e outra de R$ 3.999,00, ambas para um beneficiário chamado Alexandro de Faria.
Para piorar a situação, na conta da esposa, os criminosos conseguiram fazer um empréstimo pessoal no valor de R$ 3.926,00 e uma transferência de R$ 3.969,45.
O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia de Bataguassu como estelionato contra idoso. A polícia investiga o caso.