AO VIVO

Hospital Regional de Três Lagoas contabiliza mais de 100 cirurgias de catarata no trimestre
Nos primeiros meses do ano, 82 cirurgias foram realizadas e outras 40 estão agendadas para março.
image (4)
Governo do Estado do Mato Grosso do Sul

O Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas, deverá contabilizar mais de 100 cirurgias de catarata até o final deste mês. A unidade, gerida pelo Instituto Acqua sob a administração da SES (Secretaria de Estado da Saúde), tem se consolidado como referência em saúde ocular na região.

Conforme dados do hospital, em dezembro de 2024 foram realizadas 49 cirurgias de catarata, seguidas de mais 40 em janeiro deste ano e 33 em fevereiro.

A expectativa é que até o final deste mês de março sejam realizadas outras 40, superando a marca de 100 cirurgias no trimestre. Para abril, a previsão é de que o número de procedimentos oftalmológicos ultrapasse os 100.

A unidade conta com infraestrutura completa para atender a pacientes que necessitam de procedimentos oftalmológicos, como catarata, pterígio e vitrectomia. As triagens são feitas no ambulatório, onde são definidos os tratamentos e os encaminhamentos para as cirurgias.

“Estes procedimentos são mais rápidos, e temos totais condições de realizá-los no nosso ambulatório. Os usuários encaminhados para nós passam por essa triagem, e damos início ao tratamento e posteriormente às cirurgias.São as chamadas eletivas.

Isso melhora nosso fluxo de atendimento, e consequentemente, levamos maior qualidade de vida aos nossos pacientes”, destaca Ana Caroline Fonseca, coordenadora do Ambulatório.

Diretor-geral da unidade, Henrique Schultz destaca a importância de equilibrar tratamentos de alta complexidade com procedimentos de maior demanda, como as cirurgias de catarata. “Nossa estrutura foi desenhada e equipada para atender desde a mais complexa intervenção em neurologia, quanto ao mais simples atendimento do aparelho visual, no caso das cirurgias de catarata”, afirma o diretor.

“Ao longo deste trimestre, o Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé tem demonstrado resultados expressivos no atendimento oftalmológico, com a realização das cirurgias de catarata. Essa conquista é resultado da atuação integrada entre a SES e a unidade hospitalar, com uma gestão eficiente dos recursos e infraestrutura adequados.

Trabalhamos de forma estratégica para garantir o fluxo contínuo de atendimento e o acompanhamento de cada paciente desde a triagem até a recuperação pós-cirúrgica. A SES, em parceria com o hospital, segue comprometida com a melhoria da qualidade da saúde pública, otimizando processos e ampliando o acesso a tratamentos essenciais, como as cirurgias eletivas de catarata”.

“Essa marca de mais de 100 cirurgias de catarata no trimestre reflete o compromisso da SES em garantir acesso a tratamentos de qualidade em todas as regiões de saúde do Estado. A parceria com o Hospital Regional de Três Lagoas tem otimizado o fluxo de atendimento, assegurando que o paciente receba toda a linha de cuidados, da triagem ao pós-cirúrgico.

Esse atendimento integral é essencial para o sucesso do tratamento e para a recuperação completa, e seguimos investindo na capacitação das equipes e na melhoria da infraestrutura para ampliar o acesso a esses serviços”, avalia a superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso.

Danúbia Burema, Comunicação SES

fonte: Governo do Estado do Mato Grosso do Sul

MAIS LIDAS

Maio traz clima ameno para Bataguassu e região

Untitled

Bataguassu: homem condenado por abusar de menor é preso

14df918b43329d31f6508880cee4f6c9

Mulher é presa por tráfico e uso de adolescentes em Bataguassu

center_01052025_-_btg

Golpistas usam promessa de devolução de valores do INSS para enganar aposentados

Alerta de Golpe

Aumento para o bolso: Aneel ativou bandeira amarela e conta de luz fica mais cara

conta-de-luz-848x477

Veja também

Teste de dengue

Aumento de casos de Dengue e escassez de sangue: desafios em Mato Grosso do Sul e Oeste Paulista

Com 7.646 casos prováveis de dengue em MS e 12.047 em Prudente, a demanda por plaquetas cresce, enquanto doações diminuem, impactando cirurgias e a saúde da população.
Dengue

Presidente Prudente registra mais cinco óbitos por Dengue e recebe apoio do Ministério da Saúde

Conforme boletim, a cidade contabiliza 12.047 casos confirmados.
image (4)

Dignidade Menstrual: MS é pioneiro em programa nacional de confecção de absorventes em presídios

O programa busca atender tanto a mulheres privadas de liberdade quanto aquelas em situação de vulnerabilidade social