Para garantir um fornecimento de energia mais eficiente e estável, a Energisa expandiu a subestação de Bataguassu, podendo beneficiar aproximadamente 23,3 mil moradores e 12,3 mil unidades consumidoras.
Dentre as melhorias, a principal foi o aumento da tensão da rede, que passou de 34,5 kV para 138 kV, tornando o sistema quatro vezes mais forte. Essa alteração melhora a estabilidade no abastecimento e diminui as oscilações.
O diretor-presidente da Energisa, Paulo Roberto Santos, explica que: “A expansão foi planejada para assegurar um fornecimento de energia mais confiável e eficiente. A nova infraestrutura inclui uma linha de alta tensão que melhora os níveis de tensão, a continuidade do serviço e a capacidade de ampliação”.
Para garantir respostas mais rápidas em casos de emergências e aumentar a segurança do sistema, o projeto contou com inovações como a instalação de novos setores e a automação total dos equipamentos,permitindo o monitoramento remoto 24 horas por dia.
Essa ampliação é de muita importância pois deixa a cidade preparada para o desenvolvimento futuro. “Com a maior capacidade de atendimento, Bataguassu poderá atrair novos investimentos, como fábricas, comércios e empreendimentos do setor agrícola, promovendo um crescimento sustentável”, afirma Santos.
O projeto prevê suporte ao desenvolvimento do município para os próximos 15 anos, atendendo a demanda atual e futura. Sua execução contou com a criação de 250 postos de trabalho diretos e indiretos, que foram importantes para fortalecer a economia local.