Os eleitores de Panorama (SP) voltarão às urnas no dia 8 de junho para a escolha dos novos prefeito e vice-prefeito, que exercerão o mandado até o final de 2028.
Na sessão plenária do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo de ontem, foram aprovados, por unanimidade, o calendário da eleição e a chamada de eleição suplementar.
A eleição de Panorama é de responsabilidade da Zona Eleitoral de Tupi Paulista, e será realizada em seis locais de votação e 39 seções eleitorais. O eleitorado local é de cerca de 10 mil pessoas.
A eleição suplementar em Panorama acontece, pois em setembro de 2024, o registro de candidatura de Edson de Assis Maldonado (Progressistas), conhecido como Ito, foi cassado. Houve recurso ao TRE, que manteve a decisão da primeira instância.
Segundo o processo, Edson estava inelegível em razão de condenação pelo crime de falso testemunho e, embora a pena imposta tenha sido extinta em 2021, permaneceu válida a inelegibilidade, que é de oito anos, portanto até 2029.
O candidato recorreu da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral, que, em fevereiro deste ano, negou o recurso por unanimidade. Edson de Assis Maldonado e seu vice (Podemos) receberam 35,63% dos votos válidos no ano passado.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Daniel Genova (PSB), assumiu o cargo de prefeito de forma provisória até que as novas eleições aconteçam.
As convenções para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito e vice e a formação de coligações serão realizadas de 1º a 6 de maio. Após a escolha, partidos políticos, federações de partidos e coligações solicitarão ao juízo eleitoral o registro das candidaturas até o dia 9 de maio.
A eleição acontecerá no dia 08 de junho e a diplomação dos eleitos deve ocorrer até 11 de julho.