A Bracell anunciou a entrega do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para a construção de uma nova fábrica de celulose em Bataguassu. O investimento total previsto para o projeto é de R$ 16 bilhões, com um prazo de implantação de até 38 meses. Inicialmente, o valor do investimento era estimado em US$ 4,5 bilhões.
A nova unidade será localizada a aproximadamente 9 km da área urbana de Bataguassu, nas proximidades da rodovia BR-267, e a cerca de 4 km do Rio Paraná. Para a operação da fábrica, a Bracell planeja utilizar cerca de 12 milhões de m³ de eucalipto anualmente, conforme detalhado no relatório.
O RIMA indica que a área diretamente afetada pelo empreendimento abrange 1.318 hectares, predominantemente composta por pastagens já degradadas. A captação de água será realizada diretamente do rio, sem a necessidade de construção de barragens, e 90% do volume captado será devolvido após o tratamento.
A fábrica terá duas linhas de produção: uma voltada para a fabricação de celulose para papel, com capacidade de 2 milhões de toneladas por ano, e outra que produzirá tanto celulose para papel quanto celulose solúvel.
Durante o pico da construção e montagem da fábrica, a Bracell estima que cerca de 12 mil trabalhadores serão necessários. Na fase de operação, a empresa prevê a contratação de aproximadamente 2 mil funcionários, entre diretos e indiretos. Para acomodar os profissionais que virão de fora da região, a Bracell planeja disponibilizar alojamentos, além de utilizar a rede hoteleira e imóveis disponíveis no município. Inicialmente, estão previstos dois alojamentos, cada um com capacidade para 5 mil pessoas.
Apesar da divulgação do estudo e do relatório, a Bracell ainda não confirmou oficialmente a execução do projeto.