AO VIVO

Assembleia de MS agiliza aprovação de projetos para proteger mulheres em situação de vulnerabilidade
Medidas preveem auxílio financeiro e ampliação de programas de suporte a vítimas de violência doméstica.
CCJR
Foto: Assembleia legislativa

Com o avanço dos casos de feminicídio no estado do Mato Grosso do Sul, a Assembleia Legislativa se mobilizou para garantir uma rápida aprovação de 3 projetos de lei que beneficiam as mulheres. São programas sociais destinados ao público feminino em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência doméstica.

Os deputados estaduais se organizaram para acelerar a aprovação desses projetos nesta terça-feira na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

Primeiramente é necessário que os projetos sejam analisados em plenário para depois serem sancionados pelo governador Eduardo Riedel, com expectativa de serem aprovados até o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. As propostas foram encaminhadas pelo Executivo estadual e contam com o amplo apoio dos parlamentares.

Entre os projetos em tramitação estão:

  • Ampliação do Programa Cuidar de Quem Cuida: A proposta permite o acúmulo do benefício para cuidadores de pessoas com deficiência com outros auxílios, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Programa Mais Social e o MS Supera. Além disso, cria o Programa de Apoio à Mulher Trabalhadora e Chefe de Família, que prevê um auxílio mensal de R$ 600 para mães beneficiárias do Programa Mais Social.
  • Programa Recomeços: Voltado para mulheres vítimas de violência doméstica, o projeto prevê a concessão de um benefício financeiro equivalente a um salário mínimo para aquelas acolhidas em casas-abrigo.


Os projetos de lei já são considerados praticamente aprovados, já que contam com forte apoio da base governista. O intuito é que essas medidas entrem em vigor o quanto antes, graças à acelerada tramitação.

MAIS LIDAS

Maio traz clima ameno para Bataguassu e região

Untitled

Bataguassu: homem condenado por abusar de menor é preso

14df918b43329d31f6508880cee4f6c9

Mulher é presa por tráfico e uso de adolescentes em Bataguassu

center_01052025_-_btg

Golpistas usam promessa de devolução de valores do INSS para enganar aposentados

Alerta de Golpe

Aumento para o bolso: Aneel ativou bandeira amarela e conta de luz fica mais cara

conta-de-luz-848x477

Veja também

detran foto

No MS, multas leves e médias terão apenas advertência

Na prática, quem não tiver cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses poderá ter a multa convertida automaticamente em advertência por escrito.
Rose Modesto e Tereza Cristina

União Brasil e PP anunciam federação para as Eleições 2026 em Mato Grosso do Sul

A parceria, que deve ser oficializada em breve, prevê o comando nacional do União Brasil e a liderança de Tereza Cristina em MS.
Deputados Zé Teixeira, Pedro Cavina e Lia Nogueira conversando durante sessão na Alems

Deputados do PSDB se dividem e calculam rota partidária rumo a 2026

O deputado Pedro Caravina adotou postura conciliadora, mas reforçou que sua permanência ou não no novo PSDB dependerá diretamente da decisão das duas principais lideranças estad...