AO VIVO

Bracell confirma instalação da maior fábrica de celulose solúvel do Brasil em Bataguassu
A nova planta de produção de celulose será construída a aproximadamente 9 km da zona urbana
Bracell
Foto: reprodução

A Bracell confirmou oficialmente nesta terça-feira (6) a instalação da megafábrica de celulose em Bataguassu. Também ontem, o governador Eduardo Riedel assinou o termo de concessão de incentivos fiscais que garante segurança jurídica para a instalação. Esta será a primeira fábrica de celulose solúvel do Estado, um investimento de R$16 bilhões.

O projeto que será implantado em Bataguassu consolida a região como um polo industrial apelidado de “Vale da Celulose”. A expectativa é que a licença prévia para construção da unidade seja emitida até dezembro.

A nova planta de produção de celulose será construída a aproximadamente 9 km da zona urbana de Bataguassu. Localizada às margens da rodovia BR-267 e a 3,9 km do Rio Paraná, a área escolhida possui 1.318 hectares, sendo a maior parte composta por pastagens degradadas.

Um ponto importante do projeto é a gestão hídrica: a captação de água será feita diretamente do Rio Paraná, sem a necessidade de construir barragens, e a Bracell garante que 90% da água captada será devolvida ao rio após passar por tratamento adequado.

A nova fábrica deverá consumir cerca de 12 milhões de metros cúbicos de eucalipto por ano, contribuindo para o setor de florestas do estado, que já é o segundo maior produtor de madeira em tora para papel e celulose no Brasil.

A expectativa é que a construção da planta gere um impacto positivo na economia local, com a criação de cerca de 12 mil empregos durante o pico das obras. Após o início das operações, estima-se que a fábrica gere aproximadamente 2 mil empregos diretos e indiretos. Para acomodar os trabalhadores, a Bracell planeja montar dois alojamentos de grande porte, cada um com capacidade para 5 mil pessoas.

Com esse projeto, Mato Grosso do Sul reforça sua posição como um dos principais polos do setor florestal no Brasil, contribuindo para o crescimento econômico e a geração de empregos na região.

Além do projeto em Bataguassu, na reunião de ontem também foi discutida a expansão da atuação da Bracell no município de Água Clara, onde a empresa já opera por meio da MS Florestal, dedicada à produção de mudas de eucalipto em uma área de 110 mil m².

fonte: Redação

MAIS LIDAS

Consórcio K&G arremata Rota da Celulose com desconto de 9% na tarifa de pedágio

Leiçao B3

Fazenda em Presidente Epitácio é multada em mais de R$77 mil por uso ilegal de fogo

1746708426

Governo de Mato Grosso do Sul acompanha leilão da concessão da Rota da Celulose na B3

Rota da Celulose

Empresa de aviação planeja operar voos entre cidades de MS

Amaro Aviation

Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 termina em 30 de maio

IRPF 2025

Veja também

Leiçao B3

Consórcio K&G arremata Rota da Celulose com desconto de 9% na tarifa de pedágio

O contrato de concessão abrange 870,3 quilômetros de rodovias estaduais e federais no Mato Grosso do Sul, integrando os trechos da BR-262, BR-267, MS-040, MS-338 e MS-395. O pro...
47be3ecf765c61da3a6628cdb24af37b

Fiat Uno é furtado no Jardim Santa Rosa em Bataguassu durante a madrugada

Um Fiat Uno cinza, ano 2004, foi furtado na madrugada deste domingo (4) no Jardim Santa Rosa, em Bataguassu. O carro estava estacionado com a chave no contato. A Polícia Civil i...
Untitled

Maio traz clima ameno para Bataguassu e região

O mês de maio chega com temperaturas mais amenas e menos chuvas para Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Brasilândia e Anaurilândia, preparando a região para o inverno.