O Governo do Estado de São Paulo, junto da secretaria de Políticas para a mulher, viabilizou a chegada das carretas da mamografia, do “Programa Mulheres de Peito” e empreendedorismo do programa “SP Por Todas”, nesta segunda-feira (17), às 8h na cidade de Presidente Prudente (SP). Os atendimentos podem ser feitos até o dia primeiro do mês de Março.
O objetivo em questão é dar visibilidade as políticas femininas, ofertando exames de mamografia para prevenir o diagnóstico de câncer de mama e também disponibilizar cursos gratuitos de capacitação profissional.
Os veículos estão posicionadas no Parque de Uso Múltiplo (PUM), localizado na Rua Àlvares Machado, nº 104, na Vila Euclides.
O limite de exames de mamografia são de 50 por dia, funcionando nos determinados horários:
Serão disponibilizados oito cursos de capacitação diferentes. Foto: Mariana Padovan/Secom
Para realização dos atendimentos serão distribuídos senhas, na modalidade de demanda espontânea, a partir das 8h.
Mulheres que possuem idade entre 50 e 69 anos podem resgatar a senha utilizando o Registro Geral (RG) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto mulheres com idade inferior a 49 anos e superior a 70, precisam estar apresentando o pedido ao médico, RG, cartão SUS e documento com foto.
Segundo o Ministério da Saúde, o exame de rotina deve ser realizado periodicamente.
Esta ação é muito importante pois graças a este método de rastreamento que é possível encontrar alterações que podem ou não indicar a probabilidade da doença. O prazo recomendado para realização do exame é a cada dois anos.
As mulheres que possuir interesse em participar dos cursos de empreendedorismo, a carreta vai disponibilizar oito capacitações gratuitas destinadas ao público feminino com mais de 18 anos.
Em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), serão disponibilizados cursos com duração entre 20 e 24 horas, incluindo:
Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os cursos disponíveis são:
Os horários de atendimento da carreta do empreendedorismo são:
Das 9h às 12h da terça-feira (18), a carreta também contará com o atendimento da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, disponível para o público por ordem de chegada. A iniciativa seguirá até o dia 21 de fevereiro.