Encerrou-se nessa sexta-feira (14) a operação realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no combate a crimes transfronteiriços nas regiões de fronteira com Paraguai, Argentina e Bolívia. A ação executada em conjunto com os estados do Mato grosso do Sul e Paraná teve o apoio de 90 policiais de várias regiões do Brasil.
Durante a ação, foram confiscadas 11,9 toneladas de entorpecentes, sendo que 3,9 toneladas estavam concentradas na região de fronteira. A operação contou com a participação de unidades especializadas, incluindo o Núcleo de Operações Especiais (NOE), o Grupo de Operações com Cães (GOC) e os Grupos de Patrulhamento Tático.
No Mato Grosso do Sul, logo no primeiro dia da operação, a PRF interceptou 2,6 toneladas de maconha e 825 munições que estavam ocultas em uma carga de ferro, em Campo Grande. Em outra abordagem, agentes localizaram 125 quilos de cocaína escondidos entre caixas de carne, no município de Terenos.
No Estado do Paraná foram confiscados cinco mil cigarros eletrônicos que estavam escondidos dentro de uma carga de grãos em Guaíra. Já na cidade de Mercedes, uma carreta que transportava aproximadamente 600 mil maços de cigarros, teve o conteúdo apreendido.
Para realizar a operação, a PRF contou com o auxílio de aeronaves e cães farejadores. Em 2024 só os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul foram responsáveis por 65% das apreensões de entorpecentes realizadas pela Polícia Rodoviária Federal em todo o Brasil. Com o total de 545 toneladas do montante de 825 toneladas apreendida em território nacional.